Primeiramente, é importante ficar claro que quando eu digo Google, estou me referindo a todos os buscadores da internet. Pesquisa de palavra-chave é importante para qualquer produto, inclusive sua empresa.
Vamos começar: o que é uma palavra-chave? Se você digitar esse termo no google vai receber como resposta o seguinte significado: palavra que traduz o sentido de um contexto ou que o torna claro e o identifica.
No final das contas, ela é um termo ou expressão que os usuários dos buscadores usam quando querem achar algo na internet. Pelo menos essa é a expressão que interessa aqui, queremos te mostrar porque esses termos são importantes para nossa presença na web e como eles influenciam no posicionamento das paginas de resposta dos buscadores (SERP).
Antes de começar a falar sobre as palavras-chave em si, vamos falar um pouco sobre pesquisas na web e como elas se relacionam. Elas podem ser de 3 tipos: de navegação, de informação e de transação.
Tipos de busca em mecanismos de busca da internet.
Tipo 1- Pesquisa de Navegação (Navigational Search) ocorre quando o usuário sabe exatamente aonde ele quer ir, por isso ele pesquisa direto pelo nome do site ou empresa, por exemplo se alguém escrever Ampdex Agencia SEO no Google, significa que a pessoa quer visitar diretamente o site da minha empresa.
Tipo 2 – Pesquisa de Informação (Informational Search) é aquela onde o usuário ainda não sabe exatamente o que ele quer, ele está em busca de informação puramente. Normalmente se inicia com uma palavra-chave de cauda curta (abaixo vou explicar o que é) e o usuário vai refinando a pesquisa e aprofundando-a até que encontre a solução para o seu problema.
Tipo 3 – Pesquisa de transação (Transactional Search): Nesse caso o usuário quer executar uma tarefa, como por exemplo, comprar um produto. Ele já sabe o que quer, já decidiu pela compra, mas talvez ainda não tenha decidido qual a melhor loja para comprar.
O Wordstream tem um artigo muito bom sobre tipos de pesquisa nos buscadores. Vale a leitura. (o artigo é em inglês.)
Palavra chave de cauda longa: O Pulo do Gato.
Agora que você já sabe sobre os tipos de pesquisa, vamos falar sobre os tipos de palavras-chave.
- Características de uma palavra-chave de cauda curta:
- Termos genéricos como Tênis, Balé, Biquíni.
- Não é possível identificar a intenção do usuário (Uma pessoa que escreve tênis no Google quer comprar um tênis novo para correr, ou está procurando um presente para a filha? Ou será que ele só quer mais informação sobre novas tecnologias anti-impacto. Impossível saber.
- Volume de pesquisa muito alto, tornando difícil o ranqueamento.
- Características de uma palavra-chave de cauda longa:
- Termos mais específicos, mais de 4 palavras;
- É possível identificar a intenção do usuário;
- Volume de pesquisa mais baixo por termo;
- Variedade enorme de termos;
- Apesar de cada termo ter um volume de pesquisa menor, como a variedade é muito grande esses termos são 70% de todas as pesquisas realizadas.
Esse é o grande diferencial desse tipo de palavra-chave, é possível discernir a intenção do usuário, a competição é menor e o volume geral somado é maior que as palavras mais genéricas. Olha a diferença:
O termo “marketing digital” recebe mais de 30.000 pesquisas mensais e consequentemente é mais de 10x mais difícil de ranquear que o termo “marketing digital para meu escritório de advocacia”. Em contrapartida, a intenção do usuário no segundo termo fica muito clara, valorizando essa palavra de baixo volume de pesquisas.
Os profissionais de marketing sabem que o importante é dar a informação que a pessoa quer, na hora que ela precisa. Estar presente na SERP do Google quando um advogado faz esse tipo de pergunta acima é fundamental para conseguir gerar novos negócios. As empresas que não conseguem ranquear simplesmente não tem visitas orgânicas e a única maneira de atrair tráfego é anunciando. Isso funciona com todos os seguimentos.
Mas como podemos saber quais as melhores palavras para usar, e quais termos as pessoas usam ao pesquisar na internet?
É aí que entram as ferramentas. O Google disponibiliza o Google Trends, que já da uma ótima noção de assuntos e palavras relacionadas. Mas existem também, algumas ferramentas que ajudam muito na hora de descobrir quais verbetes os nossos possíveis clientes usam ao navegar na web.
- Keyword Explorer (moz.com)
- Google Adwords
- SemRush
- Google auto-completar
Ressalto que os algoritmos estão ficando espertos e entendem semântica muito bem. Por tanto, escreva os seus textos da forma mais natural possível. O usuário mais importante do seu website são pessoas e não os “bots” dos buscadores.
Pesquisa de palavras-chave podem se estender bastante, pois o número de variações é infinito. Para delimitar o trabalho eu costumo separar minhas pesquisas em estratégicas e táticas. Sendo a estratégica mais focada no domínio, pensando no tema geral do website e como as pesquisas que as pessoas já fazem se relacionam com ele. Por outro lado, a pesquisa tática é mais voltada para uma página específica, como uma descrição de produto e nesse caso entram as nuances do produto em si. Por exemplo, pesquisa de palavras-chave de um e-commerce de artigos esportivos terão termos como: “sua loja de artigos esportivos on-line” ou “nossa loja tem o menor prazo de entrega da região”. Enquanto que, nessa mesma loja, na descrição de um tênis podemos focar em: “Tenis Nike azul com sistema anti-impacto para corredores amadores”.
Sem uma pesquisa de palavras-chave detalhada e com o uso de ferramentas adequadas, a criação de conteúdo para seu website fica baseada unicamente na intuição. Essas técnicas que apresentei aqui transformam o trabalho do redator web, que juntamente com uma pauta adequada, passa a ter uma precisão cirúrgica ao desenvolver o seu trabalho.
Com metas claras e sabendo o que as pessoas já buscam, fica mais simples acompanhar o progresso e alcançar uma audiência fiel gerando negócios para sua empresa.
Gostou? Compartilhe com um amigo.